Blog

Assuntos estão fervilhando

26/07/2021

Todo mês quando paro para pensar nesta coluna do nosso jornal, começo a imaginar que estou escrevendo uma carta para os nossos associados e me vem à cabeça várias coisas importantes que estão acontecendo e que gostaria muito que todos soubessem e, mais ainda, que participassem! Muitas coisas estão acontecendo na nossa Assocana e vou tentar resumir aqui.

Realizamos nossa Assembleia anual de prestação de contas no dia 30 de junho/2021, por videoconferência. Para os que não puderam participar, quero dizer que desta vez apresentamos um Balanço de 15 meses (período de janeiro/2020 a março/2021), para podermos ajustar as contas e mudar o período do exercício para o mesmo período da safra - abril a maio de cada ano. Assim, o Balanço a partir de 2021 volta a ser de 12 meses, considerando o novo período, que vai de 1º de abril/2021 até 31 de março/2022, e assim por diante. Ainda sobre a Assembleia, estamos com uma nova empresa de Auditoria - Moore Prisma Auditoria e Consultoria Contábil S/S Ltda, que estava representada na Assembleia pelo auditor Alexandre de Oliveira Cautella. Importante lembrar aqui o trabalho que fizemos junto com a NovAmérica e o Pecege, que resultou numa bonificação fixa de 4% sobre o preço da tonelada de cana para os fornecedores que têm contrato de parceria com a unidade agrícola. Foi uma ação conjunta, que trouxe um ganho concreto para esses fornecedores, reforçando ainda mais a importância de fazer parte de uma associação como a Assocana. Também estamos entre as 22 associações de produtores de cana, ligadas à Orplana, que participam do programa For Farmers, do AgTech Garage. É um programa de inovação do setor sucroalcooleiro e, para nos representar, indicamos o nosso gerente Agrícola, Flávio Teixeira, e também Wilson (Toneli Jr.), assistente Gerencial.

Vamos ouvir muito sobre isso daqui pra frente e nossa expectativa é trazer para a região novas tecnologias, adaptadas a nossa realidade, por meio de startups. E um trabalho grande que vamos focar muito agora é o planejamento estratégico da Assocana, para os próximos cinco anos, desenvolvido pela Markestrat nos últimos meses. Estamos com um diagnóstico completo em mãos e nossa lição de casa será transformar todas as propostas em ações práticas, que elevem a Assocana a um novo patamar, sempre buscando atender com mais eficiência e eficácia as expectativas dos associados.

Tem também o RenovaBio, que vem tomando boa parte do nosso tempo e vamos persistir até que seja reconhecida com justiça a participação do produtor nos créditos de descarbonização.

Enfim, temos muitas coisas para contar, mas por ora é isso! O que posso dizer é que nosso desafio, que já era grande, ficou ainda maior com importantes discussões em pauta. Precisamos muito do apoio e da participação de todos os produtores de cana, para fazermos da Assocana uma associação melhor ainda!

Grande abraço a todos!

Bruno Garcia Moreira

Presidente


Veja outras publicações
ASSOCANA - Associação Rural dos Fornecedores e Plantadores de Cana do Vale do Paranapanema