Blog

Diretor da Orplana quer conhecer as demandas e as dores das Associações

28/07/2021

“A Assocana é muito presente e sempre participativa! Uma associação que questiona e apresenta propostas”, afirmou o diretor Executivo da Orplana (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil), Denis Arroyo Alves, no final de junho, quando esteve em Assis para sua primeira visita à Assocana.

A pandemia do novo Coronavírus já estava instalada quando o executivo assumiu o cargo, em setembro/2020, dificultando essa intenção de conhecer pessoalmente todas as associações que compõem a Orplana. Mas é uma prática que pretende insistir, conforme a vacinação for avançando. Denis disse que estará presente quantas vezes a associação sentir necessidade, porque entende que a interação com os produtores de cana é sempre muito importante. “A Orplana só existe para atender as associações e fazer esse trabalho chegar aos produtores”, justifica.

Segundo ele, é preciso estar no campo para entender a temperatura das coisas. Assim, no momento em que estiver à mesa para discutir com uma usina, um cliente ou com o governo, conseguirá realmente representá-los. “Não podemos apenas imaginar o que é importante para o produtor e, se estivermos longe dessa base, vamos falar o que para nós pode fazer sentido, mas para o produtor, nenhum!” E para explicar melhor, Denis cita uma frase do Papa Francisco: “O Pastor tem que ter o cheiro das ovelhas”

Expectativa atendida

Depois de conhecer a Assocana e participar de três reuniões seguidas, promovidas pela Associação, Denis disse que não esperava um dia diferente. “Fiquei muito feliz em conhecer a equipe e a estrutura. É tudo muito ativo, pensando no produtor mesmo, nas ofertas e, às vezes, até penalizando a própria Associação, mas sem deixar o produtor desamparado, contemplando o atendimento social, técnico e ambiental. É muito completa a proposta da Assocana! Não é uma associação que nasceu grande, mas que sempre pensou grande. Dá pra ver isso. E por esse motivo, atraiu grandes grupos de produtores para o seu quadro de associados”. Para o gestor, quem carrega o “agro” nas costas com muito risco, pouco apoio e sempre com otimismo é o produtor. “Se não fosse assim, não haveria o agro no Brasil faz tempo”.

Denis Arroyo Alves

Diretor executivo da Orplana


Veja outras publicações
ASSOCANA - Associação Rural dos Fornecedores e Plantadores de Cana do Vale do Paranapanema