Home     Prestadores de serviço     Controle e Materiais     Acesso Restrito     Associe-se  
             
   

Um olhar humano em defesa do trabalhador

Desde que foi criada, a Assocana sempre priorizou o atendimento social aos trabalhadores rurais. Considerada a “menina dos olhos” pela diretoria da Associação, a área de assistência social desenvolve inúmeros projetos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores rurais.
Há 20 anos, a imensa maioria dos trabalhadores rurais tinha cáries. Não havia nenhuma preocupação com a saúde bucal. Hoje, muitos deles escovam os dentes na roça, se preocupam com a saúde. As mudanças foram expressivas desde que a Associação começou a atuar na região. No início, os trabalhadores rurais levavam a comida para o campo em pequenos caldeirões e, com muita freqüência, ela estava azeda na hora do almoço. Com algum esforço, a Assocana comprou marmitas térmicas para todos, melhorando a alimentação de quem trabalha de sol a sol.
O cumprimento da legislação trabalhista foi outra conquista importante. Quando começou a funcionar, a Assocana estabeleceu como norma que só seriam atendidos os trabalhadores registrados. Isso mudou o panorama regional e garantiu direito trabalhista aos cortadores de cana.


Campanha de hipertensão arterial

A Campanha de Hipertensão Arterial, realizada anualmente, foi criada em 1988. A equipe do Departamento de Assistência Social visita todas as lavouras durante o corte da cana e mede a pressão arterial dos trabalhadores. Os que apresentam algum tipo de problema são encaminhados para tratamento médico e recebem orientações sobre a importância de modificar hábitos alimentares. É uma forma de acompanhar a qualidade de vida de quem trabalha na lavoura.


Gestantes bem acompanhadas

O futuro interessa muito à Assocana. Justamente por isso foi criado em 1989 o programa de Assistência às Gestantes. Durante a gravidez, as trabalhadoras rurais ou esposas de trabalhadores recebem acompanhamento e participam de reuniões de orientação, com informações básicas sobre o parto e como cuidar do bebê. A Assocana também oferece um kit com enxoval para o bebê e, após o parto, uma ajuda em dinheiro.


Primeiros socorros no campo

Apesar dos equipamentos de segurança serem exigidos durante o corte da cana, o risco de acidentes existe. Justamente por isso a Assocana mantém, desde 1983, um kit de primeiros socorros em todos os ônibus que transportam os trabalhadores rurais. Fiscais, empreiteiros e motoristas são treinados para garantir a higiene do ferimento e são orientados sobre a maneira correta de efetuar um curativo simples ou atender casos de mal súbito, utilizando os medicamentos existentes na caixa. A segurança do trabalhador é importante para a Assocana.


Material Escolar

A cena se repete a cada início de ano letivo: o Departamento de Assistência Social adquire kits com materiais escolares que são distribuídos aos filhos dos trabalhadores rurais com subsídio de 50%. Isso acontece desde 1989. O material escolar é um item que pesa no orçamento familiar, por isso o subsídio. Tudo é repassado aos trabalhadores por um preço abaixo custo.


Campanha de verminose

O cuidado é simples, mas necessário. Anualmente, desde 1992, uma equipe da área de  Assistência Social da Assocana visita todas as localidades onde moram trabalhadores da lavoura de cana, em busca de crianças de um a 12 anos. Elas recebem uma dose de vermífugo e seus pais orientações sobre higiene e importância da alimentação saudável. É uma forma de aproximar a associação da família dos trabalhadores. Além do vermífugo, elas recebem um kit com escova de dente.


Consultas médicas sem filas

 

Agendar uma consulta médica sem enfrentar as filas do atendimento público faz parte da rotina dos trabalhadores rurais atendidos pela Assocana. Desde 1989, a Associação oferece, além das consultas, outros procedimentos como exames laboratoriais, raios-X, ultra-sonografia e eletrocardiograma. Convênios com vários médicos de diferentes especialidades buscam atender as necessidades dos trabalhadores.

Também é intenso o trabalho de assistência odontológica, realizada por dentistas contratados pela Associação. Desde maio de 1997, a Assocana também realiza exames admissionais, demissionais, periódicos ou de mudança de função, exigidos por lei.

 
   
ASSOCANA
Associação Rural dos Fornecedores e Plantadores de Cana da Média Sorocabana.
Av. Félix de Castro, 1.180 - Jd. Aeroporto / CEP: 19813.700 / Assis - SP
Fone (18) 3421-3200   //   (18) 98117-2829 (vivo)   //   E-mail:
assocana@assocana.com.br
|    Quem Somos    |    Histórico    |    Diretoria    |    Institucional    |    Ass. Social    |    Depto. Agrícola    |    Contato